08 outubro 2008

A Magia dos Sonhos..

Todas as pessoas sonham. Platão já sustentava a opinião moderna de que os sonhos revelam a verdadeira natureza do ser humano. Na sua obra "República", escreveu que, " em todos nós, mesmo nos homens bons, há uma natureza selvagem, bestial e sem lei, que surge durante o sono

". No entanto, foram Freud e Jung que apresentaram as mais importantes teorias sobre os sonhos. Freud, afirmou que os sonhos são consequências da repressão de alguns de nossos desejos, tão estranhos à nossa natureza consciente, que só aparecem sob a forma de símbolos, uma de suas obras " Interpretação dos Sonhos ", trata especificamente sobre esse assunto. Jung, além de compartilhar das idéias de Freud, reconhecendo o inconsciente ou " Id " , também sugeriu que havia algo que denominou de " Inconsciente Coletivo " , uma parte da mente na qual estão depositadas as informações comuns a todos os seres humanos, assim pretendia explicar o fato de pessoas de culturas diferentes, de pontos opostos da Terra, relatarem sonhos com símbolos específicos, aparentemente com o mesmo significado. Psicólogos, analistas, psicoterapeutas, médicos e escritores especializados, nos falam sobre a importância dos sonhos.

A Psicanálise, recorre à análise dos sonhos, como forma de investigar quais impulsos incoscientes influenciam a conduta do sujeito. A terapia, consiste basicamente em ouvir o relato do paciente e explorar o seu conteúdo simbólico.Segundo os estudiosos do sono, os sonhos ocorrem em uma fase do sono denomidada, em inglês " REM " Rapid Eye Movement, ou em Português " MRO " Movimento Rápido dos Olhos, na qual os olhos moven-se rapidamente por baixo das pálpebras fechadas. Esse estado do sono caracteriza-se por atividade cerebral tão intensa, quanto a que se desenvolve em estado de vigília, comprovado por meio de registros obtidos com o uso de eletroencéfalográfico.

Porém o objeto de nosso estudo dos sonhos sob a ótica da Magia, nos remete aos primórdios da humanidade, quando o homem sonhava e procurava nos sonhos as mensagens que os deuses lhe enviavam através dos símbolos neles contidos.O mais antigo registro de interpretação dos sonhos, datam do início de nossa era, no antigo Egito e Caldea. Os magos, intuitivamente compreendiam a existência de uma relação entre o sonho e quem sonha.

Elaboraram sistemas interpretativos, cujos vestígios encontramos na mitologia, na bíblia e nos escritos de filósofos gregos, árabes e orientais dos primeiros séculos. Baseava-se na observação, na intuição, na experiência e no raciocínio. A interpretação tradicional, caracterizava-se por atribuir aos sonhos, uma dimensão essencialmente premonitória. O sonho era então considerado como uma advertência dos deuses, e a sua interpretação destinava-se a orientar as pessoas na sua vida cotidiana.O exemplo clássico desse fato é o sonho do Faraó do Egito: O Faraó sonhou com sete vacas magras que devoravam sete vacas gordas, então José, numa predição simbólica, anunciou-lhe sete anos de fome que se seguiriam aos sete anos de fartura que o Egito conhecera.

Com base nessa interpretação o Faraó, tomou então medidas que possibilitou a sobrevivência do povo Egípcio durante os anos maus e ainda comercializou o excedente com os povos vizinhos que não tomaram as mesmas precauções. O Valor prático e material dos sonhos, nos é revelado, quando aprendemos a interpretá-los corretamente. A interpretação deve obedecer à critérios sumamente cuidadosos. Por exemplo, devemos considerar as influências do tempo, da temperatura, dos sígnos do zodíaco e do estado de saúde de quem sonha. Se a pessoa que sonhou estiver doente, o seu sonho não deve ser interpretado, pois poderá ter sido influienciada pelo abatimento em que se encontra. Além das influências já descritas, para uma interpretração acertada dos sonhos, devemos observar a quantidade de dias decorridos, entre o dia do sonho e a última Lua Nova e então classificá-lo de acordo com a " Tabela de Classificação dos Dias ".

Obs : Considera-se o primeiro dia da Lua Nova, quando esta aparece de manhã. se ela aparecer após o meio dia e antes da meia noite, considera-se o dia seguinte como o primeiro dia. Tabelas com os dias e horários das fases da lua, também são publicadas em calendários, jornais e revistas.
TABELA DE CLASSIFICAÇÃO DOS DIAS
Prósperos
Desfavoráveis
Contrários
Duvidosos
Nulos
1
4
5
2
3
8
7
10
6
9
12
13
15
11
14
17
19
20
18
16
23
24
25
22
21
28
27
30
26
29

De acordo com a tabela acima, os sonhos são classificados da seguinte forma:

PRÓSPEROS : Nesses dias a interpretação é favorável para aquele que sonha.

DESFAVORÁVEIS : O sonho deve ser interpretado no sentido contrário, se este for de bom agouro.

CONTRÁRIOS : Os sonhos que embora tenham um significado favorável, ou desfavorável, deverá ter sua interpretação tomada no sentido inverso .

DUVIDOSOS: Os sonhos nesses dias, não representam realmente a significação dada à eles, muitas vezes a realidade será diferente à que se menciona no seu significado.

NULOS : Nesses dias a interpretação dada aos sonhos, fica sem valor, pois a Lua estará agindo sobre o indivíduo, anulando qualquer significação.
Confira a Seguir algumas interpretações de sonhos de acordo com " O Livro de Sonhos de Ziloaustro ", um dos mais antigos do gênero.

SIGNIFICADO DOS SONHOS

AMOR : Por uma loura, viagem próxima; por uma morena, separação; adultério, felicidade no jogo. Por uma pessoa feia, casamento feliz; por uma bonita; desunião; por uma velha, morte ou doença em família; rejeitado, solução satisfatória de uma dificuldade.

BALEIA : Vê-la no mar; viagem longa; vê-la na terra ou morta, perigos iminentes; caçá-la, herança.

CAVEIRA : Ver uma, vida longa; vê-las em grande quantidade, falecimento de parente ou amigo; ver a própria caveira, dificuldades passageiras.

DOR : Sentí-la, restabelecimento de pessoa doente; ver alguem sofrendo, viagem próxima.

ESTRUME : Sonhar com êle de qualquer forma é de bom agouro, especialmente para o jôgo ou amor.

FEIRA : Aborrecimento por questões de dinheiro

GAVIÃO : Vê-lo voando, doença em criança; pousado, intrigas.

HAREM : Desavenças na família

INVENÇÃO : Fazê-la, progresso na vida,

JUSTIÇA : É sonho de muito mau agouro. Representa doenças e atrazos na vida e especialmente perseguisões.

KANGURÚ : Significa aumento na família, parto feliz, noivado próximo ou casamento.

LÁBIOS : Vermelhos, felicidade em amores; pálidos, acidente leve; grossos, separação; ensanguentados, mudança.

MAGREZA : Ficar muito magro, perda de bens; ver alguém muito magro, vitória sobre os inimigos

NÓ : Fazê-lo, vitória sobre os inimigos; desmanchá-lo, traição; não podê-lo desmanchar, complicações na vida.

OSTRAS : Comê-las, melhoria de posição econômica; colhê-las, felicidade no jogo durante três dias; comprá-las ou vendê-las, perda de emprego.

PIRÂMIDES : Vê-las, abundância; subir, felicidade no jôgo durante três dias.

QUINTAL : Cultivado, lucros inesperados; abandonado, doenças; com criação, melhoria de emprêgo ou de posição econômica

RAIO : Vê-lo no espaço, questões judiciais; vê-lo cair, separação; cair em sua casa, mudança; cair sobre aquele que sonha, acidente próximo

SAL : Vê-lo nas salinas, felicidade inesperada; trabalhar, atrapalhações; entorná-lo, infelicidade

TÚMULO : Colocar um caixão dentro, morte na família

VACA : Vê-la no campo, fartura para agricultores; possuir diversas, boas colheitas

XADREZ : Jogar, felicidade nos negócios; ver alguém jogar, aborrecimentos por questões de dinheiro; perder, notícias favoráveis; ganhar, separação.

ZERO : Escrever diversos, felicidade no jôgo durante três dias; ver muitos, evite os jogos nesse dia.


Por Carlos Roberto ( Amon Sol )

retirado do site MAGIA DOURADA



....................

Um comentário:

Daniel Salles disse...

Muito doido isso! Confesso que sou meio cético...prefiro ver como manifestações do subconsciente, e não premonições...mas e vc, já testou?? Deu certo??